|
|
| Autor | Mensagem |
|---|
Lestat Administrador

Mensagens: 14141 Idade: 25 Localização: não em oeiras... Meu carro: Saxo Cup
 | Assunto: Como entrar em rotundas Qui 13 Out 2011, 18:49 | |
| A propósito de uma foto que vi hoje e depois de muitas vezes já ter pensado colocar aqui esta questão: Como conduzir correctamente numa rotunda?  Segundo a alteração do código estrada de Julho 2011 Esclarecimento da Ex-DGV: Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento: 1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve: Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair. 2 – Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve: Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via); Aproximar-se progressivamente da via da direita; Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar; Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair. Por mim, é simples, quem quer sair tem que ir para a direira, tem que confirmar que não está lá ninguém, simples! Quando ultrapassamos e regressamos à faixa temos que confirmar que já ultrapassámos e fazer pisca da direita, certo? Na rotunda na minha opinião é igual! Só uma dica, experimentem fazer isto no marquês de Pombal em hora de ponta ou na rotunda do relógio e depois contem-me como foi, se aplicaram a regra que está acima... até porque se andarem à procura da "rolha" como fazem?! andam para dentro e para fora ou vão sempre por fora?! fonte: http://blog.sitedosseguros.com/2011/05/ ... ulho-2011/ _________________ "4500rpm, where diesel stops and real engines start to rock"
|
|
 | |
RikarduB Expert

Mensagens: 1501 Idade: 24 Localização: Avintes VNG Meu carro: Golf III
 | Assunto: Re: Como entrar em rotundas Qui 13 Out 2011, 20:18 | |
| eu muitas das vezes faço como ta agora a lei... so uso a faixa da direita kd vou sair na primeira. se nao vou smp po meio... |
|
 | |
y Diamante

| Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 10:58 | |
| quando vi o nome do topico.. pensei ; "olha filminho caseiro de LX de um individuo que domina o comercio dos bares" |
|
 | |
Lestat Administrador

| Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 11:27 | |
| loooooool
tb podia ser :P _________________ "4500rpm, where diesel stops and real engines start to rock"
|
|
 | |
cup_dani Diamante

Mensagens: 3696 Idade: 28 Localização: belgica Meu carro: saxo cup
 | Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 14:09 | |
| isso das rotundas é uma republica das bananas e ha de continuar a ser..cada um faz aquilo que lhes da na gana..é um salve se quem puder |
|
 | |
Sushiraw Silver

Mensagens: 483 Idade: 23 Localização: Lisboa Meu carro: Honda civic 1.4 / R6
 | Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 18:40 | |
| Olha eu faco as rotundas por fora, digam o que disserem... se me baterem, eles é que tem k provar que eu nao ia sair nessa mesma saida logo... ja tive situacoes em que a rotunda é gira, entao sigaaaaaaaaa mais uma moedinha, mais uma voltinha.... a menina é linda, nao paga, mas tambem nao anda!!!!!!!!!!! |
|
 | |
Lestat Administrador

| Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 19:17 | |
| lol parece a rotunda da rebelva... medo lol _________________ "4500rpm, where diesel stops and real engines start to rock"
|
|
 | |
pitdu Moderador

Mensagens: 5608 Idade: 36 Localização: oeiras Meu carro: saxo cup
 | Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 19:57 | |
| O problema disso tudo é q o IMTT apenas deu um parecer como se deve circular em rotundas q NÃO tem valor de lei, q aplica a regra da pluralidade de vias de trânsito ou seja o condutor deve circular na via q melhor se adequa ao seu destino.
Em exame de condução é desta forma q os candidatos são avaliados.
Em termos práticos o suschi tem a sua razão se tiver semp pela direita e alguém bater o outro é culpado pq ao mudar de via de trânsito n tomou as devidas precauções de forma a evitar o acidente.
Mas claro q ninguém tem interesse em deixar bater ou bater, portanto dessa forma o meu conselho é adequar a circulação nas rotundas conforme o caso q têm a frente, por vezes faço a rotunda por fora já outras pela sua dimensão ou intensidade de trânsito faço por dentro.
|
|
 | |
Lestat Administrador

| Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 19:59 | |
| chegou e disse _________________ "4500rpm, where diesel stops and real engines start to rock"
|
|
 | |
pitdu Moderador

| |
 | |
pitdu Moderador

| |
 | |
pitdu Moderador

| Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 20:01 | |
| | Sushiraw escreveu: | | Olha eu faco as rotundas por fora, digam o que disserem... se me baterem, eles é que tem k provar que eu nao ia sair nessa mesma saida logo... ja tive situacoes em que a rotunda é gira, entao sigaaaaaaaaa mais uma moedinha, mais uma voltinha.... a menina é linda, nao paga, mas tambem nao anda!!!!!!!!!!! |
Isso é mto bonito mas n prática, olha k pode doer, principalmente de Mota |
|
 | |
Lestat Administrador

| Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 20:24 | |
| |
|
 | |
pitdu Moderador

| Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 20:48 | |
| |
|
 | |
Lestat Administrador

| Assunto: Re: Como entrar em rotundas Sex 14 Out 2011, 20:55 | |
| _________________ "4500rpm, where diesel stops and real engines start to rock"
|
|
 | |
|